quinta-feira, 24 de outubro de 2013
O QUE É E COMO FUNCIONA O ROOT
Vejo muita confusão e dúvida sobre esse assunto, então resolvi vir aqui explicar como funciona essa história.
Bom, pra começar, o que é o ROOT?
Root, é o nome dado ao usuário inicial, padrão e com totais privilégios presente em todo sistema Unix, inclusive, claro, no Android. O Root pode fazer o que quiser, quando quiser e onde quiser, dentro de um sistema Unix, as permissões de arquivos, com excessão das de execução, não valem para ele. O que acontece é que no Android, esse usuário não está acessível.
Se o usuário está lá, mas não pode ser utilizado, como funciona o ROOT? o que quer dizer "Fazer ROOT" afinal?
Bom, para que se possa acessar um sistema como ROOT, é preciso trocar de usuário, do usuário que você está (o padrão do android) para o ROOT. Para fazer isso, no Unix em geral, é utilizado um programa (programa mesmo, em C, na base do sistema, e não um app) chamado su (Super User), acontece que no android, esse programa não existe. Quando se "faz ROOT" no android, você está instalando esse tal programa e suas dependencias e dando as permissões necessárias para que ele faça o seu trabalho.
A utilização do su, em linha de comando, é bem simples, basta chamar su e o nome de usuário para o qual você quer mudar, logo após, ele vai pedir a senha desse usuário e se você acertar, você virou root (ou qualquer outro usuário). Como no android o ROOT não tem uma senha, teoricamente qualquer chamada ao su, liberaria o acesso ao ROOT, sem perguntar nada. Acontece que o su usado no android tem uma modificação de segurança, que pede a senha do usuário, sempre que é chamado. Como o usuário padrão do android também não tem uma senha, à nivel de Sistema Operacional, essa requisição de senha é capturada por um aplicativo (super user, ou super su) que faz aparecer uma janela na sua tela perguntando se você permite que o aplicativo X, acesse o sistema como root. Se você confirmar, esse aplicativo responde à solicitação de senha com uma mensagem de "verdadeiro", fazendo com que o su permita o acesso requisitado. Se você não tiver nenhum aplicativo instalado para capturar essa requisição, a resposta é automaticamente tomada como "false" e o acesso é negado.
Então resumindo, quando você "faz root" no android, não está deixando ele mais vulnerável, mas sim, tomando o controle sobre quem poderá fazer o que no seu sistema.
Mas como todos sabem, Com grandes poderes, vêm Grandes Responsabilidades. Portanto, À partir do momento, que o celular tem root liberado, você é o responsável por manter ele seguro e sem bugs.
Outra coisa interessante de dizer é que, um aplicativo sem permissões ROOT, não pode bloquear as ações de um outro com essas permissões, portanto, nenhum antivírus vai te proteger, se você sair por aí liberando seu ROOT pra todo mundo... é... tipo AIDS, sacam?
Então é isso gente, espero ter elucidado um pouco essa questão que eu considero tão "sombria" sobre o Android.
Assinar:
Postagens (Atom)